2º Encontro Internacional do projecto DEGRUPE: Monarquia medieval e estratégias de legitimação: o papel de eclesiásticos, letrados e juristas (secs. XIII a XV)
21 e 22 de Setembro de 2015, na FCSH/NOVA, Torre B, Auditório 1. Entrada livre

 

 

Data: 21 e 22 de Setembro de 2015
Local: Lisboa, FCSH/NOVA, Torre B, Auditório 1
Organização: PROJECTO DEGRUPE - A dimensão europeia de um grupo de poder: o clero e a construção política das monarquias ibéricas (XIII-XV) (PTDC/EPH-HIS/4964/2012)

Cartaz [ver]
Programa [ver]

O 2º Encontro Internacional do Projeto DEGRUPE. pretende, na conclusão dos dois anos de trabalho desse mesmo Projeto, fazer o balanço possível dos resultados alcançados e promover o potencial de investigação que os materiais e outputs do Projeto já permitem.

Tal como já aconteceu no primeiro Encontro Internacional do Projeto, pretende-se comparar e debater esses mesmos resultados para a Península Ibérica, com o trabalho de especialistas de outras áreas geográficas e correntes historiográficas, de modo a poder alargar o âmbito do trabalho realizado em redes de colaboração científica mais abrangentes e promover o comparativismo necessário ao correto posicionamento das questões de base que este projeto colocou.

Este Encontro reúne 20 especialistas nacionais e estrangeiros, que durante dois dias debaterão diversos aspetos relacionados com o trabalho nesta temática. Com a colaboração de académicos de universidades britânicas, francesas e espanholas, o tema escolhido para este segundo e último encontro conjuga a temática central da construção e legitimação da monarquia, sob a perspectiva do contributo dos eclesiásticos, letrados e juristas que gravitam na órbita dos monarcas peninsulares, e das redes de influência e jogos de poder que sustentam o seu trabalho. Nesse sentido, os trabalhos centrar-se-ão em torno de três secções: O Serviço do Rei; Diplomacia e A conflitualidade como motor de legitimação.

A entrada é livre.