Dicionário online do Oficialato Periférico da Coroa

O Dicionário online do Oficialato Periférico da Coroa (séculos XIV-XV) tem por objetivo disponibilizar, de forma sistemática, os titulares de cargos de provimento régio, de âmbito local e regional, que exerceram funções nas áreas Militar, da Escrita, da Justiça e da Fazenda. Dado que as informações existentes sobre estes indivíduos se conservam em inúmeras fontes, optou-se, numa primeira fase, por fazer o levantamento das Chancelarias Régias publicadas, relativas ao período em questão. Contudo, a base continua a ser alimentada regularmente e, após a validação dos dados, eles divulgam-se em conteúdo aberto neste espaço.

A base de dados permite a busca cruzada através dos campos Nome, Ofício e Localidade, correspondendo esta última à área de atuação dos agentes régios. Torna-se assim possível identificar o amplo conjunto de ofícios que se inserem nesta tipologia, cadastrar os seus oficiais e proceder a uma leitura paulatina da construção das divisões administrativas que a monarquia portuguesa tende a implementar. Para tanto, encontra-se a ser elaborada a definição de competências de cada ofício, sob a forma de entrada de Dicionário, bem como o mapeamento das divisões administrativas através do recurso aos SIG.

Esta base de dados resulta do projeto interno do IEM designado OFIPER - Oficiais Periféricos da Coroa no reino de Portugal - séculos XIV-XV, vinculado ao programa de formação oferecido pelo Instituto, no âmbito do Atelier de Iniciação à Investigação em Estudos Medievais (unidade curricular de 1º ciclo). Este projeto tem funcionado como um veículo de integração na pesquisa em História Medieval para estudantes da FCSH e, a partir de 2013/2014, da Universidade Aberta (estes últimos em regime de formação não acreditada)
Os textos contidos na base estão escritos segundo as normas do novo Acordo Ortográfico.

Equipa Científica:
Adelaide Costa (coordenadora)
Mário Farelo
Filipa Roldão

Colaboradores:
Ano letivo 2011/2012
Gonçalo Silva (mestrando), Diogo Gomes, Frederico Pinto, Joaquim Gafeira e Patrícia Costa (estudantes de licenciatura).
Ano letivo 2012/2013
Diana Martins, Lia Fernandes, Pedro Silva Rei, Tomás de Albuquerque Costa (estudantes de licenciatura).

Equipa Técnica:
Daniel Alves
João Lima

Critérios:
A base de dados Dicionário online do Oficialato Periférico da Coroa (séculos XIV-XV) corresponde apenas a uma fracção de outra mais complexa que se encontra a ser carregada, no âmbito do projeto interno OFIPER. Tratando-se de uma base de dados prosopográfica, compõe-se de uma tabela principal referente a cada indivíduo, contemplando elementos estruturantes como o nome, a naturalidade e um conjunto de informações que o distinguem. Várias tabelas secundárias transmitem dados que caraterizam esse indivíduo, ao nível da vida pública, educação, património e teia de relações pessoais em que se insere. O protocolo de preenchimento que se anexa diz respeito, em exclusivo, à tabela principal e às tabelas secundárias Vida Pública e Relações.

Como citar a base de dados: COSTA, Adelaide Millán (coord.) (2011 -), Dicionário online do Oficialato Periférico da Coroa (séculos XIV-XV) [base de dados online]. Lisboa: Instituto de Estudos Medievais, FCSH/NOVA. Disponível em: http://iem.fcsh.unl.pt/section.aspx?kind=bd3