MedCraft - Regulamentação dos mesteres em Portugal nos finais da Idade Média: séculos XIV e XV
PTDC/HAR-HIS/31427/2017

Unidades de Investigação: LAb2PT-Universidade do Minho, que lidera o projeto; CITCEM-Faculdade de Letras da Universidade do Porto; CHSC-Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; IEM-NOVA FCSH; CH-Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; CIDEHUS-Universidade de Évora
Investigadores responsáveis: IR Arnaldo Sousa Melo (LAB2PT-Universidade do Minho), Co-IR Joana Sequeira (CITCEM-FLUP)
Investigadores IEM-NOVA FCSH: Amélia Aguiar Andrade, Mário Farelo, Gonçalo Melo da Silva, Ana Cláudia Silveira, Mário Viana e Diana Martins (Bolseira de Investigação)

Duração: 2018-10-01 a 2021-09-2021
Financiamento: 238.263,12€

Este projeto pretende estudar a regulamentação da atividade dos mesteres - artesanal e industrial - nos finais da Idade Média, nomeadamente nos séculos XIV e XV, através da análise de várias cidades portuguesas, de diferentes regiões, numa perspetiva comparativa. O projeto visa promover uma visão integrada dos sistemas de regulação e das práticas sociais, colocando-os nos seus contextos sociais, económicos, jurídicos e políticos, centrando-se nomeadamente nas relações entre mesteirais e autoridades públicas. Através da análise desses regulamentos, do controlo e das suas práticas sociais pretendemos compreender e caracterizar a realidade das atividades artesanais e industriais no Portugal medieval. O foco nos regulamentos e no controle parece ser o melhor ponto de partida para estudar as realidades dos mesteres. Através do estudo da regulação e controle dos mesteres, visa-se aceder a outros aspetos das atividades industriais, nomeadamente sua organização e estruturas de produção, e sua inserção espacial. E simultaneamente analisar os mesteirais nas suas dimensões política e social.

O projeto que congrega 6 unidades de investigação de outras tantas universidades e respetivos investigadores da área da História Medieval, juniores e seniores, incluindo alunos de doutoramento e de mestrados.

O site do projecto pode ser encontrado em https://medcrafts2021.wixsite.com/medcrafts.