Publicação do livro “Medieval Europe in Motion. La circulación de manuscritos iluminados en la Península Ibérica”
Livro resulta de uma parceria entre o IEM e o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC)


 

Temos o prazer de anunciar a publicação do livro "Medieval Europe in Motion. La circulación de manuscritos iluminados en la Península Ibérica)”. Este novo livro reúne os resultados científicos apresentados na segunda edição do Congresso Internacional Medieval Europe in Motion, organizado periodicamente pelo Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-NOVA FCSH).

A segunda edição deste encontro internacional, celebrada em 2015, foi organizada em colaboração com a "Red Temática de Investigación Cooperativa sobre Arte Tardogótico" e com o Instituto de Estudios Medievales da Universidade de León, com o objetivo de aprofundar as consequências da circulação de pessoas, objetos e ideias pelo Ocidente medieval. Na ocasião, centrou-se no mundo do livro, com abordagens diferentes aos manuscritos iluminados na Península Ibérica, a fim de elevar um estado da arte e abrir novos caminhos e linhas de investigação futuras.

O volume agora publicado, sob a curadoria científica de Alicia Miguélez Cavero e de Fernando Villaseñor Sebastián, reúne vinte textos de especialistas provenientes de Portugal, Espanha, Itália, França, Reino Unido, Alemanha e Japão, divididos em três grandes blocos que, desde o geral para o particular, mostram o panorama europeu do período ("Medieval Europe in Motion"); a inter-relação entre os livros produzidos na Península Ibérica e os de outros territórios europeus ("Europe and Iberia in Motion"); e os processos e agentes envolvidos na produção e difusão do livro ("Producing Manuscripts in medieval Iberia").


Mais informações: https://editorial.csic.es/publicaciones/libros/13046/0/medieval-europe-in-motion-la-circulacion-de-manusc.html