Pequenas Cidades e Ambiente (da Idade Média à Época Contemporânea) [14-16 março, 2019]
Call for papers até ao dia 31 de outubro, 2018

Data/Date: 14-16 de março, 2019
Local/Venue: Castelo de Vide
Organização/Organisation: Rede Internacional das Pequenas Cidades no Tempo; Câmara Municipal de Castelo de Vide; IEM - Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; CHAM - Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores; IHC - Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; École des hautes études hispaniques et ibériques (Casa de Velázquez, Madrid)
Organizadores/Organisateurs: Adelaide Millán da Costa, Sara Prata, Patrícia Martins

Cartaz [PT|EN]

Realiza-se em Castelo de Vide (Portugal) entre 14 e 16 de março de 2019, o colóquio internacional Pequenas Cidades e Ambiente (da Idade Média à Época Contemporânea). A sua organização resulta da iniciativa conjunta da Rede das Pequenas Cidades no Tempo, município de Castelo de Vide, IEM, CHAM, IHC, e da École des hautes études hispaniques et ibériques (Casa de Velázquez, Madrid), através do programa CIDADES.

A proposta temática deste colóquio situa-se na confluência de dois campos de pesquisa: a história ambiental e as pequenas cidades. A história urbana ambiental tem vindo a desenvolver-se desde os anos noventa do século passado, privilegiando o estudo das metrópoles durante o período contemporâneo. Com esta iniciativa, é nosso propósito aplicar as problemáticas ambientais às pequenas e médias cidades e ampliar o horizonte cronológico, desde a Idade Média aos nossos dias. Interessa-nos, assim, inquirir acerca da pertinência das interrogações tradicionais da historiografia ambiental, quando colocadas às unidades urbanas de reduzida dimensão, e analisar os problemas ambientais que lhes sejam específicos.

Convidam-se os investigadores a apresentar propostas de painéis ou comunicações individuais, abordando esta problemática, sob o ponto de vista monográfico ou comparativo, balizado numa época histórica ou em várias cronologias, de acordo com os seguintes eixos temáticos:

1. O impacto das pequenas cidades sobre o ambiente natural.
  2. O impacto do ambiente natural sobre as pequenas cidades.
  3. Respostas societais às mudanças do ambiente urbano e aos problemas ambientais verificados nas pequenas cidades.
  4. Aspetos ambientais das relações das pequenas cidades com a zona periurbana e/ou com a sua área de influência.

Mais informações e inscrição em:
www.castelodevide.pt/pequenascidadesnotempo | smallcities.network@gmail.com

The international conference Small Cities and Environment (from the Middle Ages to Contemporary Times) will be held in Castelo de Vide (Portugal) between 14 and 16 March 2019. Its organisation is the result of a joint initiative by the International Network_ Small Cities in Time, Castelo de Vide Local Authority, the Faculty of Social and Human Sciences at the NOVA University of Lisbon, IEM, CHAM, IHC, and the School of Hispanic and Iberian Studies (Casa de Velázquez, Madrid), through the CIDADES programme.

Researchers are invited to submit sessions or individual papers proposals, addressing this problematic, from a monographic or comparative point of view, based on a historical period or in several chronologies, according to the following thematic axes:

1. The impact of small cities on the natural and cultural environment.
  2. The impact of the natural environment on small cities.
  3. Society’s responses to the changes in the urban environment and to urban environmental problems.
  4. The environmental aspects of small cities’ relations with their surroundings, and possibly with their area of influence.

Extensive presentation of the conference and registration:
www.castelodevide.pt/pequenascidadesnotempo | smallcities.network@gmail.com

Le colloque international Petites Villes et Environnement (du Moyen Âge à l’Époque contemporaine) se déroulera à Castelo de Vide (Portugal) du 14 au 16 mars 2019. Son organisation est le fruit des efforts conjoints du Réseau des petites villes dans le temps, de la municipalité de Castelo de Vide, de IEM, CHAM, IHC, et de l’École des Hautes études hispaniques et ibériques (Casa de Velázquez, Madrid), à travers le programme CIDADES.

Les chercheurs sont invités à soumettre des sessions ou des propositions de communications individuelles. Celles-ci peuvent se développer autour d’une étude de cas ou d’une approche comparative, de même qu’elles peuvent porter sur une chronologie courte ou étendue. Les thèmes d'analyse retenus sont :

1. L’impact des petites villes sur l’environnement naturel et culturel
  2. L’impact de l’environnement naturel sur les petites villes
  3. Les réponses sociétales aux changements de l’environnement urbain et aux problèmes environnementaux en milieu urbain
  4. les aspects environnementaux des relations des villes avec leur Umland et, éventuellement, leur Hinterland.

Argumentaire du colloque, informations et inscriptions: