MEDIEVALISTA: NOVO NÚMERO JÁ ONLINE!
Medievalista 23: um número especial com Dossier Temático


 

 

O número 23 da Medievalista OnLine apresenta-se como número especial, com a estreia de um Dossier Temático: “Debuerit habere regnum. A Legitimidade nas Monarquias Medievais”. Nas palavras dos coordenadores científicos (Covadonga Valdaliso Casanova e Francisco José Díaz Marcilla): os "estudos reunidos neste dossier apresentam casos de deposições, regicídios e proclamações irregulares, bem como análises de processos de legitimação ou de deslegitimação que envolveram a utilização de vários símbolos e palcos, a construção de discursos propagandísticos e de argumentos jurídicos, a escrita de complexos relatos historiográficos e a elaboração de teorias sobre o tiranicídio". Conta com a colaboração de Fabrizio De Falco; David Brégaint; Maria Joana Gomes; Éloïse Adde; Gabriel Ensenyat Pujol; Néstor Vigil Montes; Lucie Jollivet; Víctor Muñoz Gómez e Manuel Francisco Ramos.

Neste número, disponibilizamos ainda, em "Destaque", uma extensa entrevista a Maria Helena da Cruz Coelho, historiadora de referência no medievalismo português; o artigo de Miguel Aguiar "As crónicas de Zurara: a Corte, a Aristocracia e a Ideologia Cavaleiresca em Portugal no século XV" e o artigo de Virgílio Lopes sobre “O Complexo Religioso de Mértola e os Baptistérios de Mértola na Antiguidade Tardia”.

Inclui-se a habitual secção de "Recensões", com uma análise de Geraldo Augusto Fernandes sobre a obra Francisco de Moraes, Palmeirim de Inglaterra e, nas "Apresentações de Tese", é divulgada a recém-defendida Tese de Mestrado de Ana Marta Silva Pinto e a Tese de Doutoramento de José Manuel Triano Milán, ambas na área de História Medieval.

Este número e os anteriores estão disponíveis em: http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/index.html