Souls of Stone – Funerary Sculpture: From Creation to Musealization
2 a 4 de Novembro, em Lisboa, no Museu Nacional de Arte Antiga [registrations are open]

Data/date: 2 a 4 de Novembro, 2017
Local/Venue: Museu Nacional de Arte Antiga
Organização/Organisation: Instituto de Estudos Medievais (IEM-FCSH/NOVA), Instituto de História da Arte (IHA-FCSH/NOVA), Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA/FBAUL)
Parceria/Partnership: Museu Nacional de Arte Antiga, Câmara Municipal de Odivelas, Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Patrocínio/Sponsorship: Fundação Millennium BCP
Apoio/Support: El Corte Ingles, Krups
Comissão Organizadora/Organising Committee: Giulia Rossi Vairo; Joana Ramôa Melo; Maria João Vilhena de Carvalho

O Instituto de Estudos Medievais (IEM) e o Instituto de História da Arte (IHA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA), juntamente com o Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA) da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e em parceria com o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) e a Câmara Municipal de Odivelas organizam o Congresso Internacional “Almas de Pedra. Escultura Tumular: da Criação à Musealização”, que decorrerá de 2 a 4 de Novembro de 2017, no MNAA, em Lisboa.

Entendendo a escultura tumular como fonte privilegiada para o perscrutar da Idade Média e reconhecendo-lhe a sua complexidade de fenómeno simultaneamente artístico, estético, espiritual, histórico, antropológico, sociológico e cultural, pretende-se promover um debate verdadeiramente multidisciplinar em torno destas peças e dos processos que lhe deram origem. De igual modo, este congresso visa ampliar a abordagem destas esculturas, olhando-as também numa perspectiva patrimonial e museológica, através de uma atenção à materialidade das mesmas (a original e a que lhes foi frequentemente sobreposta), aos processos de restauro de que foram ou estão a ser objecto, às movimentações a que foram sujeitas e aos projectos de musealização que integraram ou poderão integrar.

As inscrições estão abertas, por favor tenha em consideração os prazos previstos. Consulte o programa e todas as informações em: http://almasdepedra.weebly.com/

Este encontro internacional conta com o patrocínio da Fundação Millennium BCP e o apoio do El Corte Ingles e Krups.

The Instituto de Estudos Medievais (IEM) and the Instituto de História da Arte (IHA) of the Faculdade de Ciências Sociais e Humanas of the Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA), along with the Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA) of the Faculdade de Belas Artes of the Universidade de Lisboa, and in collaboration with the Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) in Lisbon and the Municipality of Odivelas, are organizing the International Congress “Souls of Stone. Funerary Sculpture: from the Creation to the Musealization”, which will be held in November 2-4, 2017, at the MNAA, in Lisbon.

Funerary sculpture is definitely a precious source for the understanding of the Middle Ages but also, due its complex nature as an artistic, aesthetic, spiritual, historical, anthropological, sociological and cultural artefact, it implies a true and authentic interdisciplinarity, which is one of this congress’ main focus. Moreover, this scientific meeting wishes to contribute to broaden the approach to these sculptures by encouraging their analysis also from a patrimonial and museological perspective. This means to give attention to the materiality of the tombs (both the original and the one they have been given throughout their existence), to the restoration processes they were or are being submitted to, to their transfers and changes of context, as well as to the museum projects they integrate.

Registrations are open. Please beware of the deadlines. Check the program and all the information at: http://almasdepedra.weebly.com/

This international meeting has the sponsorship of the Fundação Millennium BPC and the support of El Corte Ingles and Krups.