IV Congresso Internacional Medieval Europe in Motion: A Global Context? [13-15 Dezembro, 2017]
Call for papers até ao dia 15 de Junho de 2017

Está aberta a call for papers para o próximo Congresso Medieval Europe in Motion, que decorrerá entre dias 13 e 15 de dezembro de 2017. Partindo da questão de base de tentar dar respostas à desafiante questão de determinar em que medida poderá a Idade Média, também ela, ser definida como “Global”, pretende-se, ao assinalar a passagem do terceiro ano do Projecto Estratégico do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-FCSH/NOVA), que se desenvolveu em torno do tema “People and Knowledge in Motion: Medieval Portugal in Trans-European Networks”, debater os resultados da investigação levada a cabo dentro e fora do IEM e os rumos futuros, tendo em conta, num contexto internacional, as mais recentes tendências de investigação e mais amplas e diversificadas perspetivas de observação, propostas por distintas disciplinas e ramos do saber.

O Congresso é aberto a todos e pretende ser um fórum de debate também ao nível intergeracional. As comunicações, que poderão ser em português, castelhano, inglês, francês ou italiano, dividir-se-ão pelas três secções do Congresso:

1. Debating the Global Middle Ages: Theoretical and Historiographical Aproaches;
  2. Texts Images & Representations;
  3. Territories and Power: a “glocal” perspective.

Aceitam-se propostas, tanto para comunicações de cariz mais teórico e abstrato como para estudos de caso ou análises de cariz mais pragmático.

As propostas de comunicação deverão ser acompanhadas de um resumo detalhado (c. 500 palavras), bem como de um CV abreviado do proponente, onde se explicitem a respetiva formação académica, eventual pertença institucional e a produção científica mais significativa. Todas as propostas deverão ser enviadas para o email: mem2017@fcsh.unl.pt, até ao dia 15 de junho de 2017, ficando a sua aceitação sujeita à validação da Comissão Científica do Congresso.

Mais informações e texto completo do apelo aqui: [EN]