Congresso Internacional URBISMADINA: A imagem da cidade medieval na Península Ibérica (Séculos XII - XIV)
Call for papers até ao dia 15 de fevereiro de 2017

Entre os dias 31 de Maio e 1 de Junho de 2017, o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA) organiza o Congresso Internacional URBISMADĪNA, subordinado ao tema "A imagem da cidade medieval na Península Ibérica (Séculos XII -XIV)”.

Esta iniciativa, que decorrerá em Lisboa, na FCSH/NOVA, tem como propósito criar um campo para a apreensão da dupla realidade urbana da Península Ibérica, na Idade Média: a Urbis cristã e a Madīna islâmica e a suas transferências.

Nesta edição debruçar-nos-emos sobre quatro eixos temáticos: “A imagem histórica e narrativa da cidade medieval”; “A recuperação da paisagem urbana medieval”; “A cidade desenhada. Representações urbanas e arquitectónicas” e “A cidade como metáfora: simbologia e idealização”. O encontro pretende reunir investigadores de diferentes períodos cronológicos, em diferentes fases da sua investigação, e que se enquadram nos eixos referidos.

O texto completo do apelo à apresentação de comunicações, seus requisitos e condições, podem ser descarregados aqui: [PT | ES].

Todas as propostas devem ser submetidas até ao dia 15 de fevereiro, através do email: urbismadina@fcsh.unl.pt

Os organizadores preveem a publicação de um volume coletivo com arbitragem científica em 2018.

Informações adicionais/esclarecimentos:
urbismadina@fcsh.unl.pt