Trade in the pre-capitalistic North Atlantic
12a sessão do Seminário de Estudos Medievais, dia 7 de novembro, às 17:00, na NOVA FCSH (Edifício ID, Sala 0.06). Entrada livre

Data: 7 de novembro, 2018
Horário: 17:00-19:00
Local: NOVA FCSH, Edifício ID, Sala 0.06 (Piso 0)

Refere-se frequentemente que as colónias insulares do Atlântico Norte deviam a sua própria existência ao facto de serem fornecedores de artigos de luxo para as elites europeias (por exemplo, carne de morsa, marfim, falcões-gerifaltes). A presente intervenção examina as evidências do comércio internacional na Islândia do século XIV com base nas escavações de um acampamento de mercadores em Gásir, no norte da Islândia e argumenta que, embora algumas exportações possam ter alcançado preços altos nos mercados no exterior, as economias produtoras eram notavelmente imunes às forças do mercado.

Nota biográfica
Orri Vésteinsson (nascido em 1967) é professor de arqueologia na Universidade da Islândia. Estudou arqueologia no Instituto de Arqueologia de Londres (MA, 1991) e história na Universidade da Islândia (BA, 1990) e na University College London (PhD, 1996). Ele é o autor da monografia The Christianization of Iceland. Priests, Power and Social Change (OUP 2000) e redigiu numerosas publicações sobre a Era Viking e história e arqueologias medievais do Atlântico Norte.

It is often argued that the island colonies of the North Atlantic owed their very existence to being suppliers of luxury goods for European elites (e.g. walrus ivory, gyrfalcons). The paper examines the evidence for international trade in 14th century Iceland based on excavations of a merchants' camp at Gásir in North Iceland and argues that while some exports may have caught high prices at markets abroad the producing economies were remarkably immune to market forces.

Biographical note
Orri Vésteinsson (b. 1967) is a professor of archaeology at the University of Iceland. He studied archaeology at the Institute of Archaeology in London (MA, 1991) and history at the University of Iceland (BA, 1990) and University College London (PhD, 1996). He is the author of The Christianization of Iceland. Priests, Power and Social Change (OUP 2000) and numerous publications on Viking Age and medieval history and archaeology of the North Atlantic.