Apresentação do livro “Medieval Europe in Motion. The Circulation of Artists, Images, Patterns and Ideas from the Mediterranean to the Atlantic Coast (6th-15th centuries)"
26 de setembro de 2018, às 19:00, no Instituto Italiano de Cultura em Lisboa

 

 

No dia 26 de setembro irá decorrer em Lisboa a apresentação do livro “Medieval Europe in Motion. The Circulation of Artists, Images, Patterns and Ideas from the Mediterranean to the Atlantic Coast (6th-15th centuries)".

A obra reúne trabalhos apresentados no primeiro congresso internacional “Medieval Europe in Motion. The Circulation of Artists, Images, Patterns and Ideas from the Mediterranean to the Atlantic Coast (6th-15th centuries)” (Lisboa, 18-20 de abril de 2013), organizado pelo Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-NOVA FCSH).

Este volume conta com as contribuições de académicos de Portugal, Itália, França e Espanha, sob a curadoria científica de Maria Alessandra Bilotta, investigadora integrada do IEM-NOVA FCSH e especialista das circulações dos manuscritos jurídicos na Idade Media, sendo o resultado da colaboração editorial entre o Instituto e a editora italiana “Officina di Studi Medievali” de Palermo.

As contribuições agora publicadas incidem sobre aspectos relacionados com a circulação, o movimento e a mobilidade de pessoas, e como os mecenas e as ideias influenciaram a criação artística entre os séculos VI e XV - do Mediterrâneo até a costa do Atlântico.

Este volume revela, também, a dimensão internacional e interdisciplinar das investigações atuais sobre a circulação artística e cultural e a mobilidade na idade média europeia.

O livro será apresentado publicamente no dia 26 de Setembro, pelas 19:00, no Instituto Italiano de Cultura em Lisboa [Rua do Salitre, 146], às 19h00, com entrada livre. Este evento é organizado no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural 2018.

A apresentação desta obra estará a cargo de José Meirinhos, professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e de Antonio Montefusco, professor do Dipartimento di Studi Umanistici da Università Ca’ Foscari de Veneza (Itália).