2º Seminário Internacional “Arquiteturas da Alma” [8-9 de Novembro de 2018]
Apresentação de comunicações até ao dia 8 de Julho, 2018

 


 

Data: 8-9 de Novembro de 2018
Local: Lisboa, ISCTE-IUL
Organização: DINÂMIA’CET-IUL (ISCTE-IUL); Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH); CHAIA (Universidade de Évora); Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR-UCP)
Coordenação: Alexandra Paio, João Luís Inglês Fontes, José Saldanha, Paula André, Paulo Simões Rodrigues, Rolando Volzone

O 2º Seminário Internacional “Arquiteturas da Alma” pretende promover o estudo e a discussão científicos em torno da arquitetura associada a práticas espirituais centradas na procura do ermo e na vivência da solidão. Privilegiar-se-á tanto uma abordagem multidisciplinar, no cruzamento entre os diversos saberes e olhares - entre a história, a arquitetura, a arquitetura paisagística, o estudo do património cultural, a história da arte, entre outros –, como uma perspetiva comparatista, a partir de estudos similares conduzidos em outras geografias do sul mediterrânico. Uma particular ênfase será dada aos métodos e tecnologias digitais aplicados à arquitectura religiosa.

Encontra-se aberta, até 8 de Julho, a chamada à apresentação de comunicações, que poderão abordar tanto a história das práticas espirituais associadas à procura do ermo e da solidão como as suas expressões materiais, o estudo e salvaguarda do património com elas relacionado ou ainda a aplicação ao mesmo das tecnologias digitais em ordem à reconstrução das paisagens eremíticas.

As comunicações não poderão ter mais de 20 minutos e as propostas deverão ser redigidas em inglês e incluir um título e sumário (máximo 300 palavras), a identificação e pertença institucional do proponente, acompanhada com um CV abreviado


Para o envio de propostas e para mais informações, ver: www.dinamiacet.iscte-iul.pt/seminario-arquiteturas-da-alma