Ciclo de seminários «Tesouros em pergaminho»: Moralia in Job
15 de Fevereiro, às 17:00, no Museu Calouste Gulbenkian (Coleção do Fundador – Sala do Setor Educativo). Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete



 

Data: 15 de Fevereiro de 2018
Horário: 17:00 (duração: 60 min.)
Local: Lisboa, Museu Calouste Gulbenkian, Coleção do Fundador – Sala do Setor Educativo
Organização: Museu Calouste Gulbenkian; IEM-NOVA FCSH
Orador: Adelaide Miranda e Luís Correia de Sousa

Os Moralia in Job de Gregório Magno foram dos comentários bíblicos mais copiados na Idade Média. Trata-se de uma obra exegética sobre o Livro de Job, oferecida a Leandro de Sevilha em 583. Os fragmentos M79A e M79B, conservados no Museu Calouste Gulbenkian, integravam um notável manuscrito iluminado da segunda metade do século XII, que teria sido produzido entre o nordeste de França e a Flandres. Neste seminário, pretendemos destacar a importância do texto, do programa iconográfico e da qualidade artística da iluminura, relacionando-os com outros manuscritos contemporâneos.

Esta sessão decorre no âmbito do ciclo seminários «Tesouros em Pergaminho – A coleção de manuscritos iluminados ocidentais de Calouste Sarkis Gulbenkian», resultado de uma parceria entre o Museu Calouste Gulbenkian e o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH).