Lançamento de publicação co-editada entre a BNP e o IEM e apresentação de base de dados sobre manuscritos iluminados
7 de Março de 2017, na Biblioteca Nacional de Portugal, às 17h30. Entrada livre

Vai ter lugar no próximo dia 7 de Março, pelas 17h30, na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), o lançamento do e-book Luz, cor e ouro. Estudos sobre manuscritos iluminados, coeditado pela BNP e pelo Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-FCSH/NOVA), e coordenado por Catarina Fernandes Barreira.

O livro reúne um conjunto de dezasseis textos, da autoria de mais de duas dezenas de investigadores sobre manuscritos iluminados e livros impressos, produzidos a partir do seminário mensal «Um mês, um códice iluminado», uma iniciativa conjunta entre o IEM e a BNP.

A apresentação da obra está a cargo de Ana Paiva Morais, professora do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas da FCSH/NOVA e Directora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT-FCSH/NOVA).

Na ocasião, e após o lançamento, será feita a apresentação da Base de Dados “ManuscriPT: Manuscritos iluminados em Portugal”, onde se poderá encontrar as descrições dos códices e do seu conteúdo - Fichas Científicas de Manuscritos. Este projeto está a ser desenvolvido pelo IEM, em parceria com o Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (DCR-FCT/NOVA). A coordenação do projecto está a cargo da equipa constituída por Catarina Fernandes Barreira, Conceição Casanova, Ana Lemos e Luís Campos Ribeiro.