Projeto ArtMedGIS: quase um ano de intercâmbios artísticos no mundo mediterrâneo medieval
por María Marcos Cobaleda, 27 de Abril de 2017, às 17h00, na FCSH/NOVA (Edifício ID, Sala 2.21). Entrada livre

Data: 27 de Abril, 2017
Horário: 17h00-19h00
Local: FCSH/NOVA, Edifício ID, Sala 2.21

O objetivo desta conferência é a apresentação dos resultados de investigação obtidos nos primeiros meses de desenvolvimento do Projeto ArtMedGIS. Durante a conferência, exploraremos as relações entre as diferentes sociedades mediterrâneas dos séculos XII e XV, através dos respetivos intercâmbios artísticos desenvolvidos neste período, estudados à luz de uma nova metodologia de análise. Para isso, será apresentada na ocasião a primeira base de dados do projeto em conjunto com novos materiais cartográficos criados com os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para o estudo da influência e a distribuição da arte islâmica no âmbito mediterrâneo.

Esta conferência é dirigida aos membros do IEM-FCSH/NOVA, aos estudantes universitários e também ao público geral. Ela será uma aproximação à utilização dos novos métodos de análise aplicados à investigação em História da Arte.

Nota biográfica
María Marcos Cobaleda é doutora em História da Arte pela Universidad de Granada (Prémio Extraordinário de Doutorado) e beneficiária de uma bolsa Marie Skłodowska Curie do Programa Horizonte 2020 no Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A sua investigação centra-se na arte e a arquitetura islâmicas medievais e na aplicação dos SIG à História da Arte.